sábado, 3 de dezembro de 2011

Lente Eficiente: Nayara Fernandes.

Ah, e não teria como ser melhor a estréia do projeto 'Lente Eficiente'
Nossa modelo, chama-se Nayara Fernandes uma poetisa de 23 anos, que encanta com seus escritos. De primeira mão, vou contar um pouquinho da história dessa moça, descrita por ela:

'Sou uma jovem portadora de necessidades especiais, mais precisamente cadeirante. 
Tive sérias complicações ao nascer em decorrência de uma acidental falta de oxigênio durante o parto, causando, portanto, uma paralisia cerebral.
[...]
Apesar de todas as barreiras eu sempre tive uma vida normal na medida do possível, sendo tratada igual a todas as outras crianças com direitos e deveres.
 No entanto, em toda minha vida tive muitos dias de luta, mas sempre fui uma pessoa feliz por ter uma grande guerreira ao meu lado, que se desdobra em mil, mas nunca nos deixou faltar absolutamente nada. 
Minha mãe chama-se Conceição, 58 anos, natural do Maranhão, apenas alfabetizada. Mulher de fibra que criou sozinha suas duas filhas. 
Por não poder trabalhar fora para melhor me atender, vira noites e noites confeccionando peças artesanais na linha de artigos para casa, bonecas de pano entre outros, para tentar multiplicar o auxílio que recebemos equivale a um salário mínimo bruto; e ainda assim, sobra mês no fim do salário.
[...]
Para tanto, temos uma grande e preciosa família formada pelos nossos amigos. Anjos sagrados e benditos enviados por Cristo em nossas vidas. Eles são a base firme que nos sustenta quando mais precisamos.
Não podem fazer nada nas questões complexas, mas acolhem-nos com a pureza da alma e isso vale demasiadamente mais que ouro.
[...]
Enfim, os sonhos são o que nos liberta e restaura, é muitas vezes o remédio que cura as feridas da alma. Existem para nos fazer aceitar e enfrentar os árduos obstáculos.
Sim, os sonhos se da no impulso que nos estimula a arriscar na plenitude dessa aventura chamada vida. Foi um sonho quem me fez crer na sorte confiando na graça derramada do céu, expondo para vocês o resumo da minha história. 
História de lutas e vitórias que ao longo do tempo me fez ver a vida de outra forma com outros olhos. 
Sempre com um sorriso largo no rosto e com a alegria que no peito transborda. Pois acima de todas as pedras me considero vencedora por ainda assim ter o coração puro aonde o amor de Deus mora.'

Enfim, depois de conhecer um pouquinho da Nayara, vamos aos clicks. Espero que curtam as fotos e os textos de nossa modelo-escritora!





"Eu? Ah! Eu quero muito pouco da vida; só um punhado de sorriso com uma pitada de felicidade e uma porção espalmada de amor sagrado, daquele que liberta e cura a alma. O resto? Ah! O resto à mão do tempo com a brisa do vento da um jeito e logo me traz"
-Nayara Fernandes
 A nossa suspresinha pra Nayara foi levar ao ensaio o vocalista da Banda Validuaté, Quaresma, que ela é fã! Fica aqui nosso agradecimento por essa oportunidade.
 '...Sou sorriso que semeia...'
-Nayara Fernandes

"Eu sou silêncio em palavras; palavras em silêncio. Sou silêncio que fala no emudecer da voz que cala; sou eu, a palavra que cala no alarde vaidoso da fala que nunca para. Sou gota de riso que mina da Alma. Sou luz de alegria que nunca embaça. Sou mar que deságua como orvalho na onda leve e sensível das palavras ".

(Nayara Fernandes)
 '...Em toda minha vida tive muitos dias de luta, mas sempre fui uma pessoa feliz por ter uma grande guerreira ao meu lado, que se desdobra em mil, mas nunca nos deixa faltar absolutamente nada.'
-Nayara Fernandes
“Na incessante batalha da vida nosso melhor escudo se faz através de um sorriso..."
-Nayara Fernandes
"A vida são aspas de glórias vividas; reticência de alegrias a somar com o sopro dos dias; parêntese do tempo que amadurece o brilho dos risos".
-Nayara Fernandes



E pra finalizar, quero agradecer a Lunara Marques que foi fotografar comigo. Ao Júnior, Randal e Thiago que muito me ajudaram pra que esse ensaio fosse possível. Ao Quaresma por ter aceitado nosso convite. Tia Conceição por também ter nos ajudado e nos acompanhado. E a Nayara por confiar nas nossas maluquices!

 "Tem gente que é pequenininha por fora. Mas que se faz gigante por dentro. Gente que possui um coração tão imenso que muitas vezes nem cabe dentre do próprio peito. Aí, tem gente que faz tão bem a gente. Que só precisa existir pra nos completar. Gente que parece anjo. Mas que tem a alma tão leve, mais tão leve que nem precisa de asas pra voar. Ah! Tem gente que é tão envolvente, mas ainda se dá ao trabalho de nos cativar. Tem gente que exala cheiro de mar, traz a liberdade estampada no olhar. Gente que nos ensina que sonhar também é uma forma de voar, de viajar. Uma viagem fascinante que só precisamos nos entregar" [...]

Nayara Fernandes

24 comentários:

Alexandre Maciel disse...

Raissinha! Parabéns pelo projeto e pelas fotos!

Jéssica Andrade disse...

Resumo tudo o que vi neste blog em encantamento!
A alegria no rosto da minha querida Nayara é tão grande que chega a doer...
Parabéns pelo trabalho, e pela escolha da modelo que sem duvida é a mais linda por fora e por dentro. O pouco que convivi com Nayara em 3 dias de retiro, pude perceber o quanto ela é especial, batalhadora e cativante!

Tudo de bom pra vocês.

Cáh disse...

Perfeito! Sem palavras!Parabéns pela iniciativa do trabalho, e Nayara, já te disse né? VOCÊ É PURA LUZ!

Um Beijo

Camila Heloíse

Jéssica Viveiros disse...

Raissa, ta so aumentando minha admiração pelas tuas fotos. Esse trabalho tá simplente pefeito. Fiiicou tudo mt lindo. Sucesso e parabéns a todos que participaram ;*

Joelma Bez disse...

Amei!Boa idéia.Nayara é excelente modelo e tbm ótima sensibilidade.

Anônimo disse...

Adorei! os clicks com as poesias ficaram emocionates!

Danusia Adler disse...

Amiga parabénsssss, Deus abençoe vcs cada vez mais, contem comigo para o que precisar, quero muito poder fazer parte desse projeto belissimo... bjs enormesssss em vcs.

Anônimo disse...

Emocionante. Sensibilidade e qualidade. Parabéns.

César

Guilherme Antunes disse...

Que doçura e que delícia de iniciativa!
Nay, abençoada seja menina!
Beijos... :)

Myrian Lago disse...

Que coisa mais linda, a modelo, a história, o projeto. Vocês todos estão de parabéns, são ações com esta que nos mostram que não precisamos de muito para sermos felizes, precisamos apenas do suficiente!

Raissa Moraes disse...

Gente, muito obrigada de coração por todos os comentários! Obrigada por vcs nos emprestar uns minutinhos de seu tempo para apreciar nossa arte! Nos fizemos (e vamos continuar executando esse projeto) esse ensaio com muitooo amor!

Obrigada de coração!

Junte-se a nós, e venha plantar sorrisos!

Bianca Zancanaro disse...

Bianca Zancanaro

Adorei as fotos e o enredo que uniu todo o contexto delas!

Parabéns pelo trabalho e principalmente a atitude da equipe!

Nayara seu sorriso abriu um sorriso em meu rosto, alem de você ser uma menina encantadora você tem uma visão positiva da vida e consegue nos transparecer atreves de sorriso e palavras!

Parabéns menina vc encantou meu dia e suas palavras regaram a minha vida de amor, paz e positividade!

Um grande beijo e continue sendo esse exemplo de atitude!

Netto Carvalho disse...

Projeto Magnífico. Fotos Belíssimas. Tema Nobre. História Emocionante. Parabéns!

Netto Carvalho disse...

Projeto Fantástico. Fotos Belíssimas. Tema Nobre. História Emocionante. Parabéns!

Leônidas disse...

Demais amei !! Essa menina era minha colega de classe no ano passado !! Amo ela demais...Um doce de pessoa !!! Esse projeto éh sensacional!! Parabéns a equipe !!

Milton Boeira disse...

esta maravilhoso seu trabalho, so em ver seu sorriso de felicidade, já basta Raissa...

Taciana disse...

Parabéns pela inciativa Raííííssa...ta tudo lindo...e essa modelo então, além de linda, é uma pessoa abençoada q tem o dom das palavras...
PARABÉNS!

Anônimo disse...

Owwww adooorei! Minha amiga Nayara é muito talentosa... Eu sempre disse isso a ela... Precisava exatamente de um projeto assim para divulgar-se!!! Parbéns Raíssa pela iniciativa! Amo-te Nayara!


Joanna

Anônimo disse...

Escrever é trançar cirandas em silêncios. É brincar de fazer versos com o vento. É compor á Alma em rimas de (re) começos. Escrever é benção que me (re) faz. Vejo-me em linhas me descobrindo nas entrelinhas. A escrita me acrescenta sem peso, através dessa, eu só cresço. Liberto o cárcere de mim mesma. Escrevendo abro portas, escancaro janelas. Esgarço toda e qualquer brecha. A escrita me traz inteireza; traz leveza. Dá-me vôos sem asas. Sou filha da palavra, sua semente continuada. Sou sua doçura. Sua delicadeza. Guardo em mim sua gentileza. Exponho sua intensidade que inunda. Espalho sua sensibilidade que transborda. Sou espelho que reflete confessando outros reflexos. Teço Amor feito prece. Costuro palavras como gratidão que me veste. O dom é Graça derramada do Céu. Agradeço à Deus a honra que me deu. Agradeço à Raissa Morais pelo empenho-carinho que bordou a chance me dada. Sou grata ao carinho-respeito de todos que prestigiaram nosso trabalho. Que poesia seja o mantra que nos ilumina e guia.

Nayara Fernandes.

Fernanda Fraga disse...

flor sabia que já havia visto suas fotos algumas no seu próprio álbum e sua escrita e pra ser bem sincera e bem sincera mesmo... A sua "limitação" física pra mim sempre passou despercebido...O seu sorriso é tão iluminado que desvia atenção de qualquer um que pare um instante e a veja.. Seu sorriso e sua poesia é oque deve está sempre a frente de qualquer "limitação" física. E esse projeto veio pra elevar seu próprio caminhar em rumo a sua redenção... Redenção pra mim é uma palavra que deve ser alimenta, desejada e experimentada todos os dias por você, por mim e por todos nós. Um beijo menina linda!!

Carolina Apgaua disse...

Parabéns à todos que fizeram parte deste projeto. Emocionante! Parabéns Nayara, pelas palavras, pelo sorriso maravilhoso, pela força de vontade e por todas as conquistas. Você é linda em todos os sentidos...
Continue assim!

Abraços, Carolina Apgaua

Nayara disse...

As fotos lindas,Nayara sua poesia é DIVINA me emocionei tanto com suas palavras e com sua historia que vc me fez chorar com tanta sensibilidade. que Deus ilumine seu caminho e que vc possa espalhar essas palavras de amor por toda sua vida,Mara -Diamantina-MG

Magda Albuquerque disse...

linda linda lindaaa, Deus é perfeito em tudo q faz! ;**

Nádja disse...

minha princesa motorizada... sempre arrasando!
parabéns raissa! talento incontestável.